Do lado de fora
- marietamadeira
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jun. de 2023
de Camila Alexandrini
Selo Todas Escrevemos – 2022

A Camila Alexandrini reuniu no seu Do lado de fora (@todasescrevemos) vários poemas seus que provocam. São do lado de fora - fora da caixa, fora do lugar comum. Ela compartilha sua raiva, seus protestos, o que incomoda e não para de incomodar. Ela não lamenta: ela se revolta.
Estranho quando as pessoas dizem que não sentem raiva, como se esse sentimento fosse feio, excessivo, como se não o devessem sentir. Porque a raiva me parece natural, é um recurso que temos diante do que nos afeta. Às vezes é uma ferramenta pra sair da tristeza, é um caminho possível. Como não sentir raiva diante da injustiça, da violência? Diante de padrões que cerceiam sem razão? Diante da xenofobia, do racismo, da homofobia, da misoginia, da guerra? Como não sentir raiva? E por que ela precisa ser silenciada, como se fosse ela a desmedida?
Pois a Camila traz a raiva pro lado de fora, convocando quem a lê para permitir-se sentir junto com ela. Falar da raiva, acolhê-la, é uma maneira de fazer algo com isso. E posso dizer, com segurança, que a Camila Alexandrini é alguém que faz com a sua raiva. Na Fora da Asa, esse coletivo de mulheres incrível, ela faz, junto com outres, acontecerem ações que ajudam muita gente, de jeitos muito diferentes. Isso seria possível sem raiva? Acho que não.
Obrigada, Camila, por ser tão ativa e cooperativa, por permitir e cuidar desse espaço de respiro, de letra e de música, de alimento e de arte. Obrigada pela justa ira. Vamos juntas, vamos juntes, vamos!
_________________________
Atrapalhando o trânsito
As professoras gritonas
As mulheres histéricas
As negras raivosas
As trans barraqueiras
As crianças rebeldes
AS sapatonas orgulhosas
As bichas afetadas
As trabalhadoras grevistas
As agentes da cultura
As comunistas assassinas
As indígenas artesãs
As artistas de sinaleira
As moradoras de rua
As poetas de gaveta
As velhas sindicalistas…
Estamos atrapalhando
mes-mo
E aí, hein, vai escutar?
Publicada em fevereiro de 2022, no Instagram.
Comments