top of page

Maternidade

de Sheila Heti

tradução Julia Debasse

Companhia das Letras - 2019




"Por que continuamos tendo filhos? Por que era importante para o médico que eu tivesse um? Uma mulher precisa ter filhos porque ela precisa estar ocupada. Quando penso em todas as pessoas que querem proibir o aborto, isso parece significar apenas uma coisa: não é que eles queiram uma nova pessoa no mundo, o que eles querem é que aquela mulher tenha o trabalho de criar um filho, mais do que querem que ela faça qualquer outra coisa. Há algo de ameaçador em uma mulher que não está ocupada com os filhos. Uma mulher assim provoca certa inquietação. O que ela vai fazer então? Que tipo de problemas ela vai arrumar?"


Iniciei a leitura de Maternidade, da canadense Sheila Heti, pensando que encontraria um texto sobre "ser mãe". É bem verdade que ele também trata disso, mas pelo avesso: a narradora, uma mulher de quase 40 anos, debate-se com a dúvida de ter ou não ter filhos. Ela tem uma série de diálogos, alguns que ela relata e outros que ela vai estabelecendo imaginariamente, com sua mãe, seu companheiro, com amigas, com histórias que ela viveu e ouviu.


A narradora (de quem não conhecemos o nome) é também uma escritora, e o livro que temos em mãos também é o livro que ela está escrevendo - ele é lançado durante o romance, e assim podemos acompanhar também a reverberação dessa publicação na vida da autora.


A inquietação que a narradora-escritora vive é transmitida muito diretamente para quem a lê, não "apenas" em relação a essa dúvida que é tão importante e por vezes até cruel para as mulheres, mas também porque ela vai trazendo o modo como aprendemos a lidar com a maternidade: as amarras, as obrigações, as fantasias. Houve alguns momentos difíceis na leitura, de estranhamento - porque nem sempre reconhecemos todo o aparato que envolve esse tema. Ainda. E me surpreendi como, ainda em 2021 (o livro é de 2018) estamos às voltas com questões que parecem superadas. Só parecem. É sempre bom lembrar.



Publicada em outubro de 2021, no Instagram





Comments


bottom of page